O que é economia circular?

Quando fala-se em economia circular, estamos pensando em novo modo de cuidar do planeta e olhando para o futuro. Com uma população cada vez mais consumista, é fundamental pensarmos em formas de aproveitar ao máximo um determinado produto. O produto é criado com um objetivo específico e após cumprir com seu propósito, acaba sendo descartado. Mas deve-se pensar que nada impede que seja dado a este um novo destino, através da reintrodução na cadeia produtiva com foco em benefícios para toda a sociedade. O que seria um resíduo agora torna-se um insumo para um novo processo.

A Ecosol veio para contribuir com a economia circular na suas diferentes etapas. O nosso sistema pode realizar a coleta, pode ser usado como armazenamento temporário/controle de fluxo e também pode ser empregado subsequentemente a etapa de transformação, otimizando o transporte e trazendo economia na gestão dos resíduos. A seguir é apresentado um Infográfico que engloba a Economia Circular, onde pode-se observar desde a etapa de descarte e separação dos resíduos nas residências até a associação do Sistema Ecosol com Tecnologias Conexas.

TECNOLOGIAS CONEXAS    As tecnologias de transformação dos resíduos já fazem parte de muitos países e no Brasil isso vem se tornando uma realidade. Um passo importante para sustentabilidade.

A Ecosol incentiva a busca por sistemas de transformação, pois acreditamos que o resíduo não deve ser enterrado e sim transformado. Por isso, o nosso sistema possibilita o armazenamento dos resíduos para que eles possam ter outros desfecho.  Dentre as oportunidade de transformação destaca-se as seguintes:

Planta de Combustível Derivado de Resíduos

O combustível Derivado de Resíduos – CDR é empregado em indústrias licenciadas para a alimentação de fornos da indústria cimenteira, caldeiras e usinas de biomassa devido a seu alto poder calorífico substituindo o carvão de coque. 

O processo todo ocorre inicialmente através de uma triagem prévia para separar os resíduos orgânicos e não reciclável, posteriormente ocorre a trituração e secagem, permitindo que o resíduo retorne ao processo, mas agora como um insumo.

Planta de Gaseificação

A planta de gaseificação produz gás por meio de várias reações termoquímicas com alto poder de combustão a partir de resíduos orgânicos como o Resíduo Sólido Urbanos, Resíduo Sólido Industrial e resíduos agrícolas, com ênfase na geração de energia elétrica.

Planta de Pirólise

A planta de pirólise pode gerar óleo combustível, carvão e gás no seu processamento, as proporções depende do material de entrada. A pirólise surge como um processo alternativo de destinar adequadamente materiais com potencial poluidor do meio ambiente bem como uma forma de agregação de valor aos resíduos por se tratar de um processo de conversão energética.

Onde ocorre a degradação térmica na ausência parcial ou total de oxigênio entre temperaturas elevadas. O óleo resultante da pirólise além de ser um combustível líquido renovável, geralmente apresenta vantagem sobre derivados do petróleo.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...